quinta-feira, 24 de novembro de 2011

T.I. Verde


TI Verde (Tecnologia da Informação Verde)
                O termo TI Verde originou-se da abreviação de Tecnologia da Informação, aliado ao conceito de sustentabilidade econômica e ecológica, o que remete a palavra Verde. Aliado as questões do desenvolvimento sustentável, somado a preocupação com o destino dado aos resíduos descartados no meio ambiente, a TI Verde tem ganhado cada vez mais espaço de destaque perante a sociedade, os empresários como também da comunidade técnica (profissionais da área).
Porém como toda e qualquer atividade econômica, a TI também provoca impactos ambientais seja ele através do consumo de energia elétrica, como também da utilização de matéria-prima para a fabricação de componentes de hardware. Diante deste cenário os fabricantes de componentes eletrônicos observaram uma nova possibilidade mudanças no mercado, introduzindo assim produtos ecologicamente corretos e eliminando de seus portfólios produtos que representam risco ecológico.
As empresas que atuam nessa área têm como foco o gerenciamento do consumo de energia elétrica dos PCs, garantindo que eles não consumam ativamente eletricidade caso não estejam sendo utilizados, com todas essas políticas é possível obter uma economia de até 15% por mês, o que além de colaborar com o bolso também ajuda o planeta.
Para incentivar ainda mais a consciência das empresas a respeito da TI Verde o Greenpeace divulga uma lista onde contém 500 maiores companhias que já aderiram a esta nova metodologia, esta lista está disponível na web no endereço green500.org. 
Segundo o site UOL, foram realizadas pesquisas pelo instituto IDC onde comprovou que 80% dos executivos brasileiros confirmam que as iniciativas propostas pela TI Verde esta crescendo em importância em suas organizações e 43% ressalvam que no momento da escolha de um fornecedor, prestam atenção nas ações de preservação ambiental desenvolvida por estes.
A área de TI Verde está intimamente liga a sustentabilidade, a utilização consciência dos recursos computacionais, a objetividade do consumo de energia, das matérias-primas (tinta, papel, etc.), além do tratamento e encaminhamento dos lixos eletrônico tendo em vista reduzir ao maximo os impactos ao meio ambiente.
O uso dessa tecnologia pelas empresas base a se na utilização e gerenciamento de equipamentos de TI, abrange tanto a redução de custos na infraestrutura, mão de obra especializada, licença de softwares e eliminação de desperdícios com hardware ociosos e o descarte desses equipamentos devem ser de forma inteligente, para que não sejam jogados em aterros sanitários comuns onde poluiriam o solo e a água. O melhor encaminhamento para esses resíduos seria a reciclagem.
by Marcos Baia

Nenhum comentário: